top of page

Baião

  O Baião é um gênero musical que despontou para o grande publico no início da década de 1940. Uma das ramificações do baião é o ritmo conhecido como “arrasta pé”, que tem origem nas danças indígenas devido à semelhança na maneira de bailar com as mãos para trás das costas e dançando com uma perna à frente da outra. O arrasta pé assim como o baião caracterizam bem o folclore do sertão nordestino.

  Quando o assunto é baião, não podemos deixar de falar no nome de Luis Gonzaga (Gonzagão), que recebeu o nobre título de “O rei do baião”, e de Humberto Teixeira, que era chamado de “O doutor do baião”.

 

  Gonzagão consolidou e projetou o baião como gênero musical, além de introduzir o triângulo e o zabumba em sua instrumentação os quais, juntamente com a sanfona (acordeon), definiram a formação clássica conhecida como “pé de serra”. Num depoimento, ele relata que essa instrumentação composta pela sanfona, o zabumba e o triângulo é de origem portuguesa, mais especificamente da chula portuguesa. Ele dizia também que o baião já existia antes dele, só que de forma indefinida.


  Para executar o baião na bateria, fazemos algumas adaptações, para simular nela os sons dos instrumentos de percussão que compõem a formação clássica “pé de serra”, ou seja, o triângulo e o zabumba. O baião, assim como o samba, também é escrito em dois por quatro, em compasso binário.

Edni
Eddie Cameron
bottom of page