top of page

Samba

  O nome samba tem uma provável origem do nome angolano semba, que significa “umbigada”, devido à maneira como se dançava o ritmo. O samba não se limita a ser um gênero musical, é também uma das expressões culturais de maior importância do Brasil.


  A sua história, desde a origem, o surgimento e até mesmo o seu nome, é marcada por muita polêmica. Ao certo, é possível dizer que o samba passou por um processo muito grande de misturas e influências até chegar ao seu resultado final.

  O samba tem suas raízes na música africana, nos escravos africanos trazidos para o Brasil, que costumavam executar um ritmo que, à época, foi denominado “batuque” pelos de origem européia.
  Um importante fato que marcou o processo de desenvolvimento do samba foi a Guerra de Canudos, ocorrida em fins do século XIX, que ocasionou a migração de muitos negros saídos do Estado da Bahia com destino ao Rio de Janeiro, para onde o samba foi e ficou fixado.

 

  No ano de 1928, no bairro carioca do Estácio de Sá, foi fundado, por Ismael Silva, o primeiro bloco formado por foliões e que tinha a intenção de celebrar o carnaval. Neste bloco, havia um grupo de ritmistas que recebeu a denominação de “bateria” e é conhecido, até os dias atuais, como “bateria da escola de samba”.

 

  A bateria de uma escola de samba é composta por um conjunto de instrumentos de percussão como o pandeiro, o tamborim, o surdo (marcação), o reco-reco, a cuíca, o apito, os chocalhos, a caixa (tarol), o repique (repinique), dentre outros. O samba tem como característica básica o compasso binário, escrito em dois por quatro. O segundo tempo do compasso costuma ser acentuado. Sua subdivisão é baseada em semicolcheias e, pelo fato de ser muito sincopada, apresenta divisões rítmicas “quebradas”.

 

 

 

Edni
Eddie Cameron
bottom of page