top of page
Toque Paralelo
O toque paralelo ou simultâneo acontece quando tocamos de forma uníssona um toque com a mão direita e, ao mesmo tempo, um toque com a mão esquerda, sem deixar que o som fique soando como um “flam” ou uma apogiatura.
Esse toque é executado em duas posições dentro do paradiddle (posição A e posição B), de acordo com o lugar onde se executa as duas notas simultâneas. Podemos desmembrar as figuras rítmicas de cada uma das mãos e isto vai proporcionar uma figura rítmica da mão esquerda separada da figura rítmica da mão direita. A partir daí vai ser possível executar e compor, fazendo combinações entre as formas rítmicas que são tocadas com os membros superiores (as mãos), utilizando o Sistema Métrico Funcional de Samba, Ijexá e Baião, que é tocado com os membros inferiores (os pés).
O toque paralelo, quando não desmembrado, transmite uma sensação de maior intensidade ou pressão sonora, pois a impressão que passa para quem ouve é de se ter mais sonoridade rítmica do que se costuma ouvir quando não se faz uso do mesmo (toque paralelo).
Encontramos oito posições que proporcionam dezesseis possibilidades diferentes de praticar o Toque Paralelo ou Simultâneo.
Abaixo, vamos ver oito das dezesseis possibilidades;
.
bottom of page