top of page
Toque Duplo
O toque duplo é um exercício/rudimento no qual se faz necessário ter uma maior atenção nas posições em que as notas estão agrupadas.
Antes mesmo de obter quaisquer informações didáticas, ouvíamos falar sempre a expressão “papa mama” quando queríamos remeter ao toque duplo, e isso trouxe apenas uma das possibilidades de executar este rudimento (DDEE DDEE). Precisamos agora estabelecer um maior contato com os toques duplos para desenvolvermos uma maior percepção sobre a sua aplicabilidade e para encontrarmos algumas outras possibilidades de executá-los (01/DDEE DDEE, 02/DEED DEED, 03/EEDD EEDD e 04/EDDE EDDE), o que ajudará a entender bem as posições dos toques duplos dentro das permutações de mãos que iremos ver mais adiante nas oito formas dos Paradiddles simples.
A seguir, observando a distribuição das notas da primeira posição (DDEE DDEE), temos um exemplo simples para ilustrar o toque duplo no qual a mão direita toca dois timbres (surdo e caixa), enquanto a mão esquerda toca outros dois timbres (chimbal e caixa). Aplicando os membros superiores (as mãos) ao Sistema Métrico Funcional nos ritmos de Samba, Ijexá e Baião, executados com os membros inferiores (os pés), iremos perceber o efeito obtido através das divisões rítmicas. Podemos, então, utilizar, nas quatro posições, as variações e as combinações entre o surdo, a caixa e chimbal, resultando em uma gama bem pouca explorada dentro do toque duplo.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Como os toques duplos se limitam a ter apenas quatro posicionamentos, podemos explorar todas as combinações possíveis utilizando-se dos timbres da caixa, do surdo e do chimbal para mesclar o posicionamento das notas e distribuí-las de maneiras diferenciadas. O resultado disto vai se apresentar em diferentes efeitos sonoros, trazendo aos toques duplos variedade de melodias e funcionalidade maiores.
.
bottom of page