top of page

Introdução

   Os autores fazem uma releitura de um tema já existente que esta sendo apresentando neste livro com uma nova abordagem bastante peculiar e despretensiosa deste moderno conceito de tocar bateria construindo melodias.

 

    Alguns elementos da cultura popular afro-brasileira, a exemplo dos ritmos do ijexá, do Baião e do Samba, são utilizados pelos autores para servir como base, sustentação e para dar referencia à criação, composição e execução das melodias que são tocadas com os membros superiores (as mãos). É extremamente importante deixar claro que estes três ritmos além de estar presente em todas as atividades propostas desde o inicio nas primeiras paginas até o final do livro, não estão sendo aplicados na sua forma tradicional de execução.

 

Um dos objetivos de Ritmo em Melodia é de proporcionar que o leitor / praticante conheça novas possibilidades de colocar em pratica sua musicalidade no instrumento (bateria), sem ficar restrito apenas a fazer bases rítmicas e tocar unicamente o ritmo pelo ritmo.

 

Este livro esta dividido em duas partes e tem uma proposta bem definida que apresenta um ciclo com etapas de evolução gradativa dos exercícios. Isso significa que todos os músicos / bateristas vão se adequar de alguma maneira, independente do seu nível técnico ou da sua desenvoltura no instrumento. Portanto, Ritmo em Melodia vai abranger aqueles que estão iniciando, os que já tocam e que buscam se aprimorar, ate aos profissionais mais avançados.

 

Na primeira parte, o conceito de fazer Ritmo em Melodia é iniciado através de exercícios que tem como suporte os rudimentos básicos (toques simples, toques duplos e paradiddles). Aos paradiddles são adicionados os toques paralelos ou simultâneos, que incrementa ainda mais este rudimento.

 

No segundo capítulo, a combinação entre a aplicação dos paradiddles executados em compassos compostos (5/8 e 7/16) através dos membros superiores (as mãos), e a utilização de compassos binários em ritmo de samba, ijexá e baião que são executados com os membros inferiores (os pés) - resulta nos compassos cruzados, criando desta forma, uma sensação rítmica inusitada e não previsível.

 

Com o intuito de buscar uma maior eficiência na compreensão e assimilação de todo o conteúdo, os autores apresentam associado ao conceito do livro, um “facilitador” que torna todo o processo muito mais agradável, atraente e instigante, onde o leitor / praticante sempre vai estar avido em dar continuidade e avançar para o próximo passo, as próximas lições e os próximos exercícios.  Isso se deve ao fato de que todo o processo obedece a Sistemas Métricos Funcionais (SMF), que funcionam como uma espécie de GPS que orienta e encurta os caminhos, além de não deixa que o praticante se “perca” no decorrer das atividades propostas.

 

Dentre outras coisas, Ritmo em Melodia funciona de forma decisiva e importante no auxilio da metodologia de estudo, visto que, nos dias de hoje o tempo vai se tornando cada vez mais curto e nem sempre conseguimos alcançar todas as metas que desejamos e necessitamos para evoluir ou apenas para manter um bom nível técnico no pouco tempo que nos resta para estudar o nosso instrumento.

 

As aplicações propostas neste livro conseguem sintetizar em um único exercício os mais importantes fundamentos. Desta forma, o músico / baterista no seu momento de estudo engloba de forma homogênea a pratica dos Rudimentos, das Acentuações, da Divisão, da independência e da coordenação.

Edni
Eddie Cameron
bottom of page